Bem-vindo ao nosso blog.

Aqui você encontra dicas de saúde e bem estar para uma vida em equilíbrio.

19 de junho de 2017

Alguns cuidados e exames preventivos evitam doenças no pâncreas

Clínica Dr. Campinas trata doenças relacionadas ao órgão

 

O pâncreas é fundamental para o funcionamento perfeito do organismo e tem função complexa. Ele participa da digestão de alguns alimentos e também produz a insulina, muito importante no controle da glicemia, que é o nível de açúcar no sangue. E, mais uma vez, a alimentação- que está ligada a outros males da vida moderna-, influencia diretamente para que esta glândula se mantenha saudável. “Alimentação errada e uso abusivo de álcool podem prejudicar o pâncreas. Muitos pacientes que abusam da bebida acabam ficando diabéticos por conta disso”, explica especialista da Clínica Dr. Campinas, Roberto Teixeira.

Localizado atrás do estômago, o pâncreas pode ser afetado por várias doenças. Entre as mais comuns estão os tumores- benignos ou malignos-, e pancreatites, que podem ser agudas ou crônicas. “O câncer de pâncreas geralmente é diagnosticado em uma fase avançada, e o tratamento é longo e difícil. As taxas de cura ainda são baixas nesses casos. Já nos casos onde o diagnóstico é feito no início da doença, a cura pode ser alcançada em muitos casos”, lembra Teixeira.

Para evitar surpresas desagradáveis, as pessoas devem fazer rotineiramente os exames preventivos, mas existem vários sinais e sintomas que podem estar relacionados aos problemas do pâncreas. “Alguns pacientes podem ter dor nas costas, outros podem apresentar coloração amarelada na pele e nos olhos. Já outros podem apresentar diarreia com gordura nas fezes. Alguns pacientes apresentam diabetes de aparecimento súbito”, diz Teixeira. Para os tumores, muitas vezes é necessária uma cirurgia para a retirada da parte afetada.

A boa notícia é que atualmente essas intervenções podem ser realizadas por laparoscopia, que é um método menos invasivo. Para as pancreatites, o tratamento clínico, com dieta e medicamentos, pode resolver. Boa alimentação, não fumar, beber pouco, além de exercícios regulares e vida saudável são as principais dicas de prevenção para as doenças do pâncreas.


 

Dr. Campinas, atendimento de qualidade, valores especiais!

Saúde
%d blogueiros gostam disto: