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9 de Janeiro de 2018

Dicas para reduzir o tempo de atendimento médico

Ninguém gosta de marcar uma consulta médica e perder um tempo enorme esperando o seu atendimento. Essa é uma questão que incomoda tanto aos pacientes quanto aos médicos, que não ficam satisfeitos em ver uma longa fila na sala de espera.

Se por um lado é inevitável que algum atraso ocorra, por outro, tanto o médico quanto o paciente podem adotar medidas para tornar o atendimento mais rápido. Leia a seguir algumas dicas para agilizar os processos e diminuir os atrasos nas consultas médicas:

Um pouco de atraso é inevitável

Antes de mais nada, é preciso compreender que é natural que alguns atrasos ocorram. É impossível que o médico preveja quanto tempo cada paciente vai requerer ao receber seu atendimento. Alguns podem requerer poucos minutos, e outros um tempo bem maior. E quando alguém precisa de mais atenção que o normal, isso atrasa aos pacientes seguintes, por mais que o médico tenha margens de tempo para se organizar.

Como o médico pode reduzir esse fator imprevisível?

Com base em sua experiência, os médicos estipulam um tempo médio para atender aos seus pacientes, e assim eles elaboram os intervalos em sua agenda. Esse intervalo varia muito, de acordo com a especialidade e o tipo de atendimento. Alguns podem atender em intervalos de meia hora, outros podem necessitar de uma hora para cada paciente, e assim por diante. É importante que o médico não faça uma estimativa baixa. Isso pode gerar atrasos sucessivos, causando transtornos em todos os pacientes.

Cada atendimento deve ser bem feito

Vale lembrar que os médicos não costumam “acelerar” os atendimentos para compensar os atrasos de outros pacientes. O atendimento sempre é feito com total atenção, repassando todos os aspectos necessários, com calma e paciência.

Por isso, se algum paciente demandou mais tempo de atendimento, é inevitável que esse atraso afete os pacientes seguintes. O médico não vai compensar o tempo perdido atendendo mal a outro paciente. Por isso, consultas marcadas nas primeiras horas do dia, ou logo após o intervalo do almoço, têm menor probabilidade de enfrentar atrasos.

Evitar o desperdício de tempo

Para que os atendimentos sejam feitos dentro do prazo, é também importante que tanto o paciente quanto o médico não percam tempo durante os atendimentos. Naturalmente, o médico será gentil e atencioso, mas é importante que ele e o paciente não gastem tempo com outros temas, batendo papo sobre outros assuntos que não tenham a ver com a consulta.

Pontualidade

Da parte do paciente, é fundamental que ele não se atrase em seu horário. Chegando atrasado, sua consulta pode superar o tempo previsto, e esse atraso vai afetar os pacientes seguintes.

Lembre-se que, para chegar pontualmente, é importante se programar para chegar 15 minutos antes do horário agendado. Isso é importante para adiantar os trâmites anteriores à consulta, como a apresentação dos documentos, a aprovação da guia do plano de saúde etc.

Portanto, vale reforçar: procure chegar sempre 15 minutos antes do horário agendado para adiantar a tramitação e você ser atendido no horário.

Tenho um plano de saúde: como posso acelerar o atendimento?
Ao chegar à clínica o paciente precisa ter em mãos seus documentos pessoais e a guia de pré-autorização do seu plano de saúde. Muita gente se esquece dos documentos básicos e isso gera atrasos no início do atendimento.

Se você tem um plano de saúde, uma dica para ganhar tempo é trazer de casa a pré-autorização da operadora do plano. Ela é necessária para que o médico possa iniciar o atendimento. Por isso, ao chegar à clínica, os atendentes precisam levantar essa autorização, e isso pode levar um tempo.

Como antecipar a guia de pré-autorização?

Algumas empresas de planos de saúde oferecem em seu site a possibilidade de obter a guia de pré-autorização. Consulte a sua operadora e adiante a obtenção da guia.

Outras operadoras não oferecem essa possibilidade, mas você pode entrar em contato com a clínica antes de fazer a consulta e adiantar o envio das informações do seu plano de saúde.

Faça a preparação correta

Alguns tipos de atendimento exigem que o paciente se prepare corretamente. Conforme o exame, é necessário apresentar-se em jejum alimentar, ou com outro tipo de preparação.

Há pacientes que não tomam esse cuidado. E assim, quando chegam para fazer o exame, descobre-se que é preciso aguardar sua entrada, ou cancelar o exame, devido a alguma má preparação, e essa tramitação imprevista gera atrasos no atendimento geral.
 


 

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